A partir
do século XIII surgem as novelas de
cavalaria, traduzidas do francês e do inglês. Originariamente, eram poemas
de temas guerreiros, chamados canções de
gesta (gesta = feitos guerreiros,
façanhas). De fundo teocêntrico e cavaleiresco, contavam as aventuras dos reis
e seus cavaleiros. Uma delas, a Demanda
do Santo Graal, evocava o rei Artur e seus companheiros, que habitualmente
se reuniam em volta de uma mesa – a távola
redonda. Todos se esforçam por descobrir o Santo Graal, isto é, a taça em
que Jesus bebera durante a última ceia.
Floresceram
também, nesse período:
Ø Os cronicões: livros de crônicas que deram
início a historiografia portuguesa;
Ø As hagiografias: vidas de santos;
Ø Os livros de linhagem (ou nobiliários): relação de nomes,
geralmente de fidalgos, com a intenção de estabelecer graus de parentesco a fim
de evitar casamentos entre parentes próximos e dirimir dúvidas no caso de
herança.
Didaticamente,
considera-se como marco final desta época o ano de 1418, quando Fernão Lopes
inicia as suas atividades de cronista do Estado, na Torre do Tombo, assinalando
o início do Humanismo em Portugal.
Fernão
Lopes, contrariando a visão unilateral de outros cronistas medievais,
deixou-nos um panorama múltiplo da sociedade portuguesa, não apenas retratando
a vida na corte, com suas intrigas, mas
valorizando também o papel histórico do povo.
NOVELAS
DE CAVALARIA
As
novelas de cavalaria são narrativas ficcionais de acontecimentos históricos,
originárias da prosificação de poemas épicos e das canções de gesta (guerra)
francesas e inglesas. Refletiam, de modo geral, os ideais da nobreza feudal: o
espírito cavalheiresco, a fidelidade, a coragem, o amor servil. Geralmente não
apresentavam autoria e sua temática estava ligada às aventuras dos cavaleiros
medievais, na luta entre o "bem" e o "mal" das Cruzadas, em
defesa da Europa Ocidental contra sarracenos, eslavos, magiares e
dinamarqueses, inimigos da cristandade. Os cavaleiros são castos, fiéis e
dedicados, segundo os padrões da Igreja Católica, dispostos a qualquer
sacrifício para defender a honra cristã, em contraposição ao cavaleiro da
corte, geralmente sedutor e envolvido em amores ilícitos.
As
novelas eram tidas em alto apreço e foi muito grande a sua influência sobre os
hábitos e os costumes da população da época.
As
novelas de cavalaria dividem-se em três ciclos e se classificam pelo tipo de
herói que apresentam:
Ciclo clássico
Heróis
"emprestados" da antiguidade greco-romana e da literatura clássica
(Ulisses, Enéias ...); novelas que narram a guerra de Tróia, as aventuras de
Alexandre, o grande.
Ciclo carolíngio
Versando
sobre as aventuras de Carlos Magno e os Doze Pares de França. Algumas dessas
novelas foram trazidas para o Brasil no período da colonização, e seus heróis
alimentam ainda hoje a literatura de cordel nordestina.
Ciclo bretão ou arturiano
O mais
fecundo de todos, com as histórias sobre o Reino de Camelot, o Rei Artur e os
Cavaleiros da Távola Redonda. Três são as novelas remanescentes desse ciclo:
José de Arimatéia, História de Merlim e A Demanda do Santo Graal.
A Demanda
do Santo Graal é a novela mais importante para a literatura portuguesa,
reunindo dois elementos fundamentais da Idade Média quando coloca a Cavalaria a
serviço da Religiosidade. Ela retrata as aventuras dos cavaleiros do Rei Artur
em busca do cálice sagrado (Santo Graal), que conteria o sangue recolhido por
José de Arimatéia, quando Cristo estava crucificado.
Com o
advento do Humanismo, esses ciclos de novelas deram lugar a um novo ciclo - o
dos Amadises - desvinculado dos ideais religiosos cristãos e com erotização das
relações amorosas.
A última
novela de cavalaria data do século XVI, e, embora visasse à crítica do gênero e
de seu conteúdo, que já se acreditavam esgotados, terminou por constituir-se na
melhor e mais famosa de todas: D. Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes.
REFERÊNCIAS
MAIA, J.D. Português N. Ensino
Médio. São Paulo, Ática, 2004.
ABAURRE, M. L. M. et all. Português:
contexto, interlocução e sentido. v. I. São Paulo: Moderna, 2013.
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