quinta-feira, 20 de julho de 2017

Projeto Teacher do Inglês


1.  INFORMAÇÕES

Título do Projeto: “Teacher do Inglês”

Escola: Escola Estadual Eldorado

Cidade: Eldorado/MS

Disciplina: L. E. Inglês

Professora: Rosângela Lima Guedes

Público Alvo: alunos do ensino médio e do ensino fundamental

2.  INTRODUÇÃO

Em um mundo cada vez mais globalizado, em que as crianças recebem informações por diversos meios de comunicação, faz-se imprescindível o aprendizado de outra língua. Por isso, notamos que a partir do 1º ano do ensino fundamental, a criança precisa ter contato com o Inglês e a cultura inglesa, por meio de atividades pedagógicas e recursos audiovisuais compatíveis com sua faixa etária.

O projeto configura-se como totalmente voluntário. O aluno e professor são convidados, mas não é obrigado a participar. Todo começo de semestre, será feito um convite aos alunos do ensino médio para participar do projeto que visa atender aos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, tendo vista a inexistência na grade curricular do inglês nessa fase. O professor terá a função de ministrar as aulas enquanto os alunos do ensino médio terá a função de monitorar sob a orientação do professor. Em outra etapa, o aluno do ensino médio apresentará o conteúdo supervisionado pelo professor.

O projeto “Teacher do Inglês” tem como finalidade oferecer aulas de língua inglesa aos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, tendo como voluntários alunos do ensino médio e professores com formação em inglês. O espaço físico para realização do projeto será as dependências da escola, onde os alunos monitores, juntamente com o professor, atenderão as turmas do ensino fundamental I no seu turno inverso. O projeto terá a duração de um semestre, podendo se estender para o primeiro semestre de 2017, caso haja demanda.

3.  JUSTIFICATIVA

A possibilidade de usar uma língua estrangeira para se comunicar constitui uma necessidade nos dias de hoje. Não só porque existe uma expectativa social estimulada pelo crescimento dos intercâmbios culturais e pela circulação de informações e conhecimentos, mas também porque o aprendizado de uma língua estrangeira tem contribuído na formação educativa daquele que aprende.

O ensino de língua inglesa propicia ao aluno a oportunidade de engajamento e interação no mundo social (acadêmico, científico, tecnológico, humano), e também o faz entrar em contato com outras civilizações e culturas, competência enfatizada como um dos principais eixos do ensino. Para tanto é necessário incentivar o aluno, desde o princípio, a observar as diferenças de valores e costumes que permeiam a compreensão de textos, diálogos, histórias, mensagens eletrônicas, etc., podendo o entendimento dessas diferenças interferir de forma positiva ou negativa na comunicação e harmonia entre os povos ou até mesmo entre os grupos sociais de um país, pois a linguagem é usada no mundo social como reflexo de crenças e valores.


O enfoque interacional do ensino da língua inglesa permite uma melhor compreensão da importância da percepção da pluralidade cultural que hoje direciona o ensino de inglês. Além de comunicar-se em inglês, o aluno precisa inteirar-se dos valores que norteiam outras culturas.

Observações:

1. Este projeto iniciou-se em 2016, em parceria com os alunos do Ensino Médio;
2. O projeto postado não está completo;
3. Os leitores interessados em conhecer o projeto na íntegra, envia por e-mail o pedido que atenderei a solicitação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário