1. INFORMAÇÕES
Título do
Projeto: “Teacher do Inglês”
Escola: Escola Estadual Eldorado
Cidade: Eldorado/MS
Disciplina:
L. E. Inglês
Professora:
Rosângela Lima Guedes
Público
Alvo: alunos do ensino médio e do ensino fundamental
2. INTRODUÇÃO
Em
um mundo cada vez mais globalizado, em que as crianças recebem informações por
diversos meios de comunicação, faz-se imprescindível o aprendizado de outra
língua. Por isso, notamos que a partir do 1º ano do ensino fundamental, a
criança precisa ter contato com o Inglês e a cultura inglesa, por meio de
atividades pedagógicas e recursos audiovisuais compatíveis com sua faixa
etária.
O
projeto configura-se como totalmente voluntário. O aluno e professor são convidados,
mas não é obrigado a participar. Todo começo de semestre, será feito um convite
aos alunos do ensino médio para participar do projeto que visa atender aos
alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, tendo vista a inexistência na
grade curricular do inglês nessa fase. O professor terá a função de ministrar
as aulas enquanto os alunos do ensino médio terá a função de monitorar sob a orientação
do professor. Em outra etapa, o aluno do ensino médio apresentará o conteúdo
supervisionado pelo professor.
O
projeto “Teacher do Inglês” tem como
finalidade oferecer aulas de língua inglesa aos alunos do 1º ao 5º ano do
ensino fundamental, tendo como voluntários alunos do ensino médio e professores
com formação em inglês. O espaço físico para realização do projeto será as dependências
da escola, onde os alunos monitores, juntamente com o professor, atenderão as
turmas do ensino fundamental I no seu turno inverso. O projeto terá a duração
de um semestre, podendo se estender para o primeiro semestre de 2017, caso haja
demanda.
3. JUSTIFICATIVA
A
possibilidade de usar uma língua estrangeira para se comunicar constitui uma
necessidade nos dias de hoje. Não só porque existe uma expectativa social
estimulada pelo crescimento dos intercâmbios culturais e pela circulação de
informações e conhecimentos, mas também porque o aprendizado de uma língua
estrangeira tem contribuído na formação educativa daquele que aprende.
O
ensino de língua inglesa propicia ao aluno a oportunidade de engajamento e
interação no mundo social (acadêmico, científico, tecnológico, humano), e
também o faz entrar em contato com outras civilizações e culturas, competência
enfatizada como um dos principais eixos do ensino. Para tanto é necessário
incentivar o aluno, desde o princípio, a observar as diferenças de valores e
costumes que permeiam a compreensão de textos, diálogos, histórias, mensagens
eletrônicas, etc., podendo o entendimento dessas diferenças interferir de forma
positiva ou negativa na comunicação e harmonia entre os povos ou até mesmo
entre os grupos sociais de um país, pois a linguagem é usada no mundo social
como reflexo de crenças e valores.
O
enfoque interacional do ensino da língua inglesa permite uma melhor compreensão
da importância da percepção da pluralidade cultural que hoje direciona o ensino
de inglês. Além de comunicar-se em inglês, o aluno precisa inteirar-se dos
valores que norteiam outras culturas.
Observações:
1. Este projeto iniciou-se em 2016, em parceria com os alunos do Ensino Médio;
2. O projeto postado não está completo;
3. Os leitores interessados em conhecer o projeto na íntegra, envia por e-mail o pedido que atenderei a solicitação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário